No universo dos agentes de segurança pública, a rotina é desafiadora, mas as dificuldades não se limitam às ruas. Muitas vezes, problemas administrativos e jurídicos afetam diretamente o cotidiano de policiais civis, militares, veteranos e seus pensionistas. Um caso recentemente destacado no Canal Segurança e Defesa TV traz à tona uma realidade que muitos enfrentam: a negativa de transferência por motivo pessoal, especialmente quando o servidor busca unir sua vida profissional à familiar.
O argumento da administração, comumente usado, é a incompatibilidade entre servidores de esferas diferentes — estadual e municipal — para conceder a transferência. Porém, a legislação vigente indica que o espírito do Estatuto do Servidor Público é sempre garantir a proximidade familiar, confirmando que o servidor deve ter sua vida familiar preservada. Portanto, negar a transferência somente pela diferença de esfera pode configurar não só uma entrada administrativa, mas também um caso de assédio moral velado.
Em situações como essa, o policial civil ou militar não está desamparado. A via jurídica mais adequada é a proposição do mandato de segurança , instrumento eficaz diante do descumprimento de direito líquido e certo. Essa ação deve ser iniciada em até 120 dias após uma negativa ou ato administrativo lesivo. Como reforçado nos debates recentes no Canal Segurança e Defesa TV, recorrer a um advogado especializado é fundamental para aumentar as chances de sucesso e garantir que os direitos do servidor sejam respeitados.
Além da esfera jurídica, o episódio também reflete uma questão cultural dentro das corporações: a necessidade de valorizar e proteger o agente público, que não é cidadão de segunda classe. O canal convida seus seguidores a deixarem comentários e compartilharem suas experiências, fomentando um espaço de apoio e troca para todos que enfrentam situações semelhantes.
Por fim, reforçar-se que a família é pilar fundamental para a saúde emocional e profissional dos policiais e militares. E é justamente por essa razão que encontrar soluções práticas para que os servidores possam estar perto de seus entes queridos deve ser prioridade dos órgãos gestores. No Canal Segurança e Defesa TV, esse e outros temas são tratados com seriedade, sempre buscando informar e capacitar sua audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário